-
Por que a AlphaBeta está envolvida nesse relatório com o Google?
A AlphaBeta é uma empresa de consultoria estratégica e econômica que atende clientes na Ásia e no mundo. Eles trabalham com o setor público, corporações, ONGs, organizações sem fins lucrativos e investidores para identificar oportunidades e desenvolver estratégias para crescer, melhorar a prestação de serviços, apoiar a prosperidade econômica e gerar impacto tangível.
Para o Brasil, a AlphaBeta já havia estimado a oportunidade digital em um relatório de 2020. Para mais informações, por favor visite o website da AlphaBeta.
A AlphaBeta faz parte da Access Partnership (www.accesspartnership.com) – uma empresa global de consultoria política, com experiência integrada em muitas áreas, incluindo tecnologia, assuntos governamentais, organizações multilaterais e sustentabilidade.
-
Como o Google se envolveu nesse relatório?
Fazendo parte da economia digital, o Google tem trabalhado com entidades independentes, neste caso, a AlphaBeta, para financiar e apoiar novas pesquisas neste campo.
Todas as informações neste relatório são provenientes ou estimadas através de análises da AlphaBeta usando informações proprietárias e disponíveis publicamente. As informações obtidas de fontes de terceiros estarão claramente referenciadas nas notas de rodapé.
O Google não forneceu dados adicionais nem endossa quaisquer estimativas feitas no relatório a fim de manter a integridade, a objetividade e independência deste relatório.
-
Em quais anos as estimativas do relatório se baseiam?
As estimativas de impacto econômico do Google referem-se a um indicador dos benefícios experimentados pelos produtos do Google em 2021, extraídos com base nos dados anuais mais recentes disponíveis no momento da pesquisa.
-
Quais são as fontes de dados usadas neste relatório?
A análise utilizou dados disponíveis publicamente, como gastos totais em anúncios digitais na economia brasileira. Também utilizou dados de uma pesquisa com consumidores feita no país. Esta pesquisa foi respondida por 500 representantes da população online do Brasil.
As informações obtidas através de fontes de terceiros e pesquisas proprietárias foram claramente referenciadas nas notas de rodapé e no apêndice da metodologia.
-
Como o relatório calcula os benefícios Comerciais?
Os benefícios comerciais alavancados pelo Google incluem receita bruta, renda ou economia gerada por empresas que usam produtos do Google. Esses benefícios são agentes para a “atividade econômica bruta” gerada pelo Google. Esses benefícios não incluem os efeitos econômicos do fluxo gerado, como compras de seus fornecedores ou atividade econômica gerada pelos funcionários dessas empresas que gastam seus vencimentos na economia em geral. Esses benefícios também não tentam estimar o impacto incremental do Google na economia brasileira caso o Google não existisse, mas outras empresas semelhantes, sim. Os cenários hipotéticos necessários para calcular benefícios verdadeiramente incrementais, ou “atividade econômica líquida” gerados pelo Google são altamente especulativos e estão além do escopo deste estudo.
-
Como foram originados os benefícios comerciais da Busca e do Google Ads?
Os benefícios comerciais da Busca e do Google Ads foram estimados usando uma abordagem de cima para baixo, que estima o tamanho total do segmento de publicidade da busca no Brasil e a proporção desse espaço que o Google representa.
Para estimar os lucros gerados por empresas que pagam por publicidade online por meio do Google, multiplicamos nossa estimativa da receita de publicidade do Google pelo valor do lucro recebido pelas empresas para cada US$ 1 gasto no Google Ads.
-
Como foram originados os benefícios comerciais do Google AdSense?
Os benefícios comerciais diretos do Google AdSense foram estimados como benefícios de publicidade líquida gerados por empresas que anunciaram em sites de publicação como portais, blogs e fóruns. Para calcular os benefícios de publicidade líquida para os anunciantes, um índice de ROI de 0,24 foi aplicado à receita de publicidade do relatório anual do Google, após considerar a participação do Brasil nas impressões globais no AdSense.
Os benefícios do AdSense para os criadores de conteúdo também foram estimados como a receita total que eles acumulam ao colocar anúncios provenientes de anúncios ao lado do conteúdo em seu site. A receita total auferida pelos criadores de conteúdo brasileiros foi estimada com base nos pagamentos globais do Google ao site
-
Como foram originados os benefícios comerciais do YouTube?
Os benefícios diretos do YouTube para os anunciantes de vídeo no Brasil foram estimados com base no gasto total com publicidade em vídeo e na participação do YouTube no Brasil. Essa estimativa foi então multiplicada pelo valor recebido pelas empresas para cada US$ 1 gasto em anúncios do YouTube.
-
Como foram originados os benefícios comerciais da Play Store?
Os benefícios comerciais diretos da Play Store foram estimados como a receita obtida pelos desenvolvedores de aplicativos do Brasil com os gastos dos consumidores na Play Store. A receita de gastos do consumidor obtida pelos desenvolvedores de aplicativos do Brasil foi estimada com base na parcela de gastos que foi paga aos desenvolvedores de aplicativos do Brasil e ampliada para incluir a receita de publicidade para chegar à receita total alavancada pela Play Store no Brasil, usando estimativas para a distribuição de receita entre gastos do consumidor e anúncios.
-
As estimativas capturam benefícios indiretos e induzidos ou apenas os benefícios diretos dos produtos do Google?
A intenção do relatório é avaliar os impactos diretos que os usuários comerciais dos produtos do Google recebem. Devido à disponibilidade limitada de dados, a AlphaBeta apenas estima os efeitos diretos em nossos principais resultados neste relatório.
Os efeitos indiretos referem-se ao impacto econômico produzido na cadeia de suprimentos como resultado da demanda dos negócios diretamente impactados, como o impacto em negócios que prestam serviços a empresas que geram lucros usando o Google Ads.
Os efeitos induzidos referem-se ao impacto econômico produzido pelos gastos do consumidor entre aqueles que trabalham em: a) empresas que geram receita com o uso de produtos do Google; e b) empresas que prestam serviços a essas empresas.
-
Como garantimos que os benefícios dimensionados não foram afetados pela inflação?
Utilizamos dois métodos para garantir que nossos valores sejam robustos, apesar da inflação no Brasil.
1. Fazendo aportes em USD em vez de BRL
Realizar aportes em dólares em vez de reais, sempre que possível, assegura que nossos cálculos não sejam afetados por quaisquer flutuações periódicas do real brasileiro. As únicas áreas onde foram realizados aportes em BRL foram: 1) Dados da pesquisa do consumidor, abordados abaixo, e 2) O salário médio de um desenvolvedor de software no Brasil. O valor aqui referido foi verificado em várias outras fontes para garantir que ele represente de forma precisa o salário médio de um desenvolvedor ao longo do ano de 2021.
2. Usando taxas médias de câmbio de 2021 para conversão
Usamos a taxa média de câmbio anual do OFX (5,40 BRL/USD) para converter nossos valores finais de USD para BRL. Essa taxa de câmbio é um indicador preciso das mudanças do mercado (incluindo a inflação) no Brasil ao longo do ano, e caminhou em linha com as expectativas de inflação no país. O uso de uma taxa de câmbio anual nos fornece maior precisão do que as taxas de câmbio diárias ou mensais, que podem ser afetadas por flutuações cambiais de curto prazo.
-
Por que os benefícios comerciais de 2021 são maiores do que os números de 2020 no relatório de impacto econômico anterior do Google?
A estimativa do Google é baseada em valores de 2020 e foi feita com uma metodologia própria da empresa, enquanto a usada para produzir este relatório é baseada em valores de 2021 e foi feita de maneira independente pela AlphaBeta, usando uma metodologia diferente. Essa análise levou em conta alguns dados de mercado:
O mercado de publicidade on-line de busca no Brasil cresceu 58% em 2021**
O mercado de publicidade em vídeo e o mercado de aplicativos registraram taxas de crescimento de 34% e 23%, respectivamente***
O número de usuários de Internet no Brasil cresceu 4,1%****
O tempo médio diário gasto pelos brasileiros na Internet cresceu 9,2%, indo de 9h17min em 2020 para 10h8min em 2021*****
O mercado de comércio eletrônico do Brasil cresceu 18% em 2021******
*Google (2020), Relatório de Impacto Econômico: Brazil 2020. Available at: https://services.google.com/fh/files/misc/google_2020_report_3.pdf
** Insider Intelligence (2022), “Digital Ad Spending - Brazil”. Available at: https://www.emarketer.com/forecasts/5a1c8a7984a1ba0780e31296/58d29185bff5e307749f7f7e
***Statista (2022), “Search Advertising – Brazil”. Available at: https://www.statista.com/outlook/dmo/digital-advertising/search-advertising/brazil, Statista (2022), “Video Advertising – Brazil”. Available at: https://www.statista.com/outlook/dmo/digital-advertising/video-advertising/brazil, Statista (2022), “App – Brazil”. Available at: https://www.statista.com/outlook/dmo/app/brazil
**** Statista (2022), “Number of Internet users in Brazil from 2017 to 2026”. Available at: https://www.statista.com/statistics/255208/number-of-internet-users-in-brazil/
*****Data Reportal (2020), “Digital 2020: Brazil”. Available at: https://datareportal.com/reports/digital-2020-brazil, Data Reportal (2021), “Digital 2021: Brazil”. Available at: https://datareportal.com/reports/digital-2021-brazil
****** ECommerceDB (2021), “The eCommerce market in Brazil”. Available at: https://ecommercedb.com/en/markets/br/all
-
Onde encontro mais informações sobre a metodologia usada pelo Google?
Não deixe de ler a página “Como calculamos o impacto economico do Google”. Link.
-
Como minha empresa pode usar as ferramentas do Google?
Visite a página Soluções para Empresas.
-
Quais recursos o Google oferece para empresas que estejam entrando na Internet?
Todos as empresas que queiram criar sua presença na internet podem criar um perfil gratuito no Google Meu Negócio. O perfil será exibido quando as pessoas procuram a empresa, ou empresas semelhantes, na Pesquisa Google ou no Maps, além de ter a possibilidade de criar um site a partir da mesma informação que já foi cadastrada na ferramenta. Outro recursos que o Google oferece para quem está começando é o Google Primer, um aplicativo educacional gratuito a aprenderem novas habilidades de negócio e de marketing digital.
Além disso, o Google lançou o site Google para PMEs que ajuda nos primeiros passos de divulgação na Web. A plataforma conta com uma página de dicas para empreendedores que estão em diferentes fases de transição para o mundo digital.
Vale mencionar, também, o Google Ateliê digital, plataforma com conteúdos de aprendizagem gratuitos que ajudarão a expandir seus negócios ou alavancar sua carreira. Você pode selecionar módulos individuais ou fazer um curso inteiro, se preferir.
-
Esta é a primeira vez que vocês divulgam essas informações?
Nós divulgamos relatórios nos EUA em 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2018 e 2019. No Brasil, é o nosso quarto relatório de impacto econômico, sendo o primeiro a utilizar a methodologia da AlphaBeta. Nossa intenção é continuar publicando relatórios anualmente.