O Google me dá também o apoio logístico. Uso o Google Maps para calcular as rotas e precificar as corridas; o Google Agenda para organizar os atendimentos; e o Perfil da Empresa, uma ferramenta básica para a divulgação do serviço. Contratei uma empresa para cuidar da busca e do tráfego, e agora vamos começar a anunciar com o Google Ads.”
Ivonete Guarino
Vô Contigo
Ivonete Guarino tem 34 anos e passou dois deles cuidando da sogra, que enfrentou o mal de Alzheimer e chegou a ficar em estado vegetativo. Incomodada com a maneira como os mais velhos são tratados, ela teve a ideia de unir o cuidado com eles à sua vida profissional. No fim de 2019, Ivonete, que já havia sido revendedora de cosméticos e consultora, decidiu qual seria o seu novo negócio: uma startup que promove transporte e acompanhamento para o público acima dos 60 anos.
Antes de colocá-lo no mercado, foi para a rua testar os serviços. Durante 45 dias, a mato-grossense formada em Ciências Contábeis foi motorista e acompanhante de idosos, avaliando suas necessidades e pensando em como implementar sua ideia na prática. ""Então veio a pandemia e eu me recolhi. Não tinha como prestar um serviço que tiraria o maior grupo de risco de casa diante da COVID-19”, conta. “Fui estudar, era tudo muito novo. E participei um programa de aceleração oferecido pela B2Mamy que, com o apoio do Google, capacita mães.""
A B2Mamy, criada em 2016 e parceira oficial do Google for Startups, parecia ser exatamente a aceleradora de que Ivonete, empreendedora e mãe de um garoto de 7 anos, precisava. Em seis meses, ela definiu o modelo de negócios e deu início ao teste de mercado, usando motoristas parceiros. Em outubro de 2020, a Vô Contigo estava de pé. E Ivonete viu os clientes chegarem já no primeiro mês. “Fomos ajustando a logística, o preço, a negociação com os motoristas parceiros e com a psicóloga que faz a avaliação deles. Depois disso nunca paramos, o faturamento só cresceu”, comemora.
Para Ivonete, o programa de aceleração financiado pelo Google “foi um divisor de águas, deu clareza ao negócio e o validou”. Agora, ela fica nos bastidores, em vez de segurar o volante. A Vô Contigo conta hoje com 23 motoristas, e sete estão na fila para avaliação psicológica, feita por uma profissional parceira da startup.
“O Google me dá também o apoio logístico. Uso o Google Maps para calcular as rotas e precificar as corridas; o Google Agenda para organizar os atendimentos; e o Perfil da Empresa, uma ferramenta básica para a divulgação do serviço. Contratei uma empresa para cuidar da busca e do tráfego, e agora vamos começar a anunciar com o Google Ads.”
O objetivo, ela diz, é dar capilaridade à divulgação, chegando a mais pessoas. “Todo mundo que tem contato com a Vô Contigo se encanta. Então peço aos clientes que comentem no Perfil da Empresa, no Google, para que alcancemos mais pessoas. É um nicho novo, apenas três empresas no país são focadas no transporte e acompanhamento de idosos”, conta Ivonete.
O próximo passo, já em desenvolvimento por uma empresa terceirizada, é colocar um aplicativo no ar, para facilitar a contratação dos serviços diretamente pelo cliente, sem a intermediação da própria Ivonete. “No primeiro trimestre de 2022 faturamos 64% do valor do total de 2021. E realizamos 50% da quantidade de corridas feitas no ano passado. Com o desenvolvimento do app, nosso plano é aumentar em sete vezes o faturamento atual, chegando a R$ 50 mil mensais até dezembro de 2022”, explica a CEO.
Hoje, a Vô Contigo tem 50 clientes e o crescimento médio é de 30%. As expectativas para o futuro não poderiam ser melhores: para Ivonete, o mercado de mobilidade e a curva crescente da população de idosos no Brasil favorecem o seu negócio.