Isso acelerou a aquisição de leads, trazendo 11% mais vendedores ativos, com um custo por aquisição cerca de 60% mais baixo.”
Mayra Gianoni
Americanas Marketplace
Criada em 1929, a Americanas se aproxima de um século de existência como uma das maiores varejistas do país, com mais de 3.500 lojas físicas espalhadas por 900 cidades brasileiras. Com uma plataforma digital de mais de duas décadas, a rede opera, ainda, a plataforma Americanas Marketplace, que reúne vendedores de todos os tamanhos e possibilita a venda de seus produtos nos sites de Americanas, Submarino e Shoptime.
Em ritmo acelerado de crescimento, a Americanas Marketplace tem um sortimento com mais de 136 milhões de itens e um GMV (volume bruto de mercadorias) de R$ 6,2 bilhões (segundo dados do primeiro trimestre de 2022). O Marketplace se fortaleceu justamente num momento de incertezas na economia: com o impacto da pandemia, a Americanas ofereceu uma oportunidade para pequenos e médios empreendedores apresentarem seus produtos por meio de uma companhia já estabelecida no mercado, com mais de 52 milhões de clientes ativos. Eles passaram a ter, ali, uma chance de expandir alcance e vendas.
O rápido crescimento da Americanas Marketplace foi também resultado da parceria com o Google, que começou em 2019: os dois times se uniram em uma estratégia de aquisição de vendedores, focada no objetivo de atingir 150 mil até o final de 2022. Juntos, Google e Americanas desenharam os melhores caminhos para atingir essa meta com o menor Custo de Aquisição de Clientes (CAC) possível. Já no primeiro ano da parceria, os resultados gerados pela publicidade exibida na Busca do Google e na Rede de Display começaram a aparecer.
As ferramentas inteligentes oferecidas pelo Google ajudaram a Americanas a superar um de seus principais desafios: atrair para a
plataforma vendedores efetivamente ativos, ou seja, não apenas que se cadastrassem, mas colocassem os seus produtos à venda na rede, segundo Mayra Gianoni, head da Americanas Marketplace. Ela conta que, até 2018, a Americanas atraía vendedores de forma orgânica, com um time de “hunting” que ia à caça de possíveis parceiros.
Em 2021, a Americanas foi uma das primeiras marcas a utilizar o Performance Max, novo tipo de campanha do Google que permite rodar anúncios em diferentes plataformas de maneira automatizada. Isso acelerou a aquisição de leads, trazendo 11% mais vendedores ativos, com um custo por aquisição cerca de 60% mais baixo. A mudança para o uso de mídia paga e automação otimizou a busca e baixou o CAC. Além de atrair mais vendedores ativos, o Google permite o acompanhamento dos resultados de venda, melhorando a experiência para os lojistas.
"Usando inteligência artificial, o Performance Max nos ajudou a comunicar com possíveis lojistas para nossa plataforma em toda sua jornada, oxigenando as oportunidades de conversões e melhorando o resultado dos nossos parceiros que chegaram por meio deste canal do Google. O GMV dos parceiros que entraram por esse canal aumentou sete vezes desde o início do projeto", comemora Mayra.
Em 2019, a Americanas tinha cerca de 40 mil lojistas em seu Marketplace. Com a chegada da pandemia, a base dobrou para quase 90 mil. “Se antes os empreendedores muitas vezes tinham uma loja física e davam conosco o primeiro passo digital, hoje vemos o comportamento se inverter: vendedores que começam a empreender digitalmente, e depois eventualmente abrem pontos físicos.”
Com a ajuda do Google, a Americanas Marketplace está perto de alcançar a sua meta de 150 mil vendedores na plataforma, estabelecida em 2019: já são mais de 132 mil vendedores, colocando os produtos nas mãos do consumidor com preço competitivo e melhores condições de pagamento.