Ferramentas para Empresas

Nossas ferramentas de pesquisa e publicidade

Além de ser um mecanismo de busca, o Google também é uma empresa de publicidade. Geramos a maior parte da nossa receita através anúncios que mostramos ao lado dos resultados da busca,  em nossos outros sites e nos sites de nossos parceiros. Através destas ferramentas também ajudamos muitas pessoas a garantir uma fonte de renda. Este relatório apresenta uma estimativa conservadora do impacto econômico do Google para empresas, publishers e organizações sem fins lucrativos no Brasil com base em três pilares da nossa presença no país:  a Busca do Google e o Google Ads, o Google AdSense, o Google Ad Grants, a Play Store e o YouTube.

Google Ads

O Google conecta empresas, pequenas e grandes, com seus potenciais clientes, sem nenhum custo através dos resultados da busca orgânica. Além disso, nossa plataforma Google Ads também conecta negócios com pessoas que procuram por produtos e serviços por meio dos links patrocinados exibidos acima e abaixo dos resultados da busca. Para usar o Google Ads, a empresa cria peças publicitárias com textos curtos. Depois, participa de um leilão on-line no qual oferece lances pelas palavras-chave que deseja que disparem seu anúncio. Vamos usar o exemplo de uma loja de objetos de cerâmica: a loja pode dar lances pelo termo “cerâmica feita à mão”. Quando alguém digitar essas palavras no Google, verá o anúncio da loja acima ou abaixo dos resultados da busca. A loja só paga se alguém clicar na propaganda e acessar o site. Ou seja: paga apenas se a publicidade funcionar.

Saiba mais sobre o Google Ads

Google AdSense

O Google AdSense pode ser usado por publishers para colocar publicidade em seus sites e ganhar dinheiro com o conteúdo exibido. Um exemplo: se um blogueiro de gastronomia usa o AdSense, seus leitores poderão ver anúncios de produtos relacionados a comida ao lado do conteúdo – como anúncios de utensílios de cozinha. Tanto grandes quanto pequenos publishers recebem a maior parte da receita obtida com cada peça publicitária – e isso representa uma fonte de renda importante para muita gente que cria conteúdo.

Saiba mais sobre o Google AdSense

Google Ad Grants

O programa Google Ad Grants oferece publicidade gratuita para organizações sem fins lucrativos. Os beneficiados pelo Google Ad Grants podem gastar até US$ 10 mil por mês em anúncios que ajudem a arrecadar recursos, conscientizar o público, entre outros. Desde o início do programa, em 2003, o Google já apoiou organizações de 50 países com mais de US$9 bilhões em publicidade.

Saiba mais sobre o Google Ad Grants

Mais ferramentas para empresas

Além de oferecer ferramentas de busca e publicidade, o Google oferece também uma série de produtos que ajudam as empresas a ter sucesso na Internet e a crescer – como Google Analytics, G Suite, Google para PMEs e Google Meu Negócio.

Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita, que pode ser usada pelas empresas para entender os clientes que passam pelo Website. O Google Analytics apresenta dados sobre a navegação e as ações dos usuários que visitaram o site e ajuda as empresas a tomar iniciativas concretas com base nessas informações, de forma a atingir resultados. Um exemplo: um varejista on-line pode usar o Google Analytics para saber quantos visitantes de seu site colocaram produtos no carrinho virtual, mas não completaram a compra. Essa informação serve para testar mudanças no processo de pagamento e, assim, aumentar a taxa de conversão.

Saiba mais sobre o Google Analytics

G Suite

O G Suite é um conjunto de aplicativos integrados que ajuda empresas de todos os tamanhos a serem mais produtivas, colaborativas e seguras. O Gmail conecta as pessoas a colegas de trabalho e clientes, não importa em que parte do mundo estejam. Programas como Docs, Planilhas e Slides facilitam e padronizam a colaboração, graças a documentos, planilhas e apresentações que podem ser compartilhados. O Drive oferece um lugar acessível e seguro para armazenar arquivos. E a Agenda facilita a organização de compromissos, reduzindo o tempo gasto no planejamento e aumentando a produtividade.

Saiba mais sobre o G Suite

Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita e simples que ajuda empresas a estar presentes na Busca e nos Mapas do Google. Ela permite editar as informações da empresa que aparecem na Internet, como horário de funcionamento, endereço, entre outros, responder comentários deixados pelos clientes, perguntas frequentes e usar fotos e postagens para destacar os aspectos que diferenciam seu negócio da concorrência. As empresas também podem usar a ferramenta como ponto de partida para criar um site, de graça e em poucos minutos. Tudo isso é extremamente útil para encontrar e se aproximar dos clientes.

Saiba mais sobre o Google Meu Negócio

Google Primer

O Google Primer é um aplicativo educacional gratuito que ajuda empreendedores, estudantes ou profissionais a aprenderem novas habilidades de negócio e de marketing digital. As lições fáceis e interativas de 5 minutos abrangem tópicos como planejamento de negócio, gerenciamento, vendas, publicidade on-line, analytics, mídias sociais e muito mais. Cada lição traz dicas práticas que as pessoas podem adotar para começar a alcançar suas metas - desde iniciar ou expandir um negócio, atrair mais clientes ou até encontrar um novo emprego.

SAIBA MAIS SOBRE O GOOGLE PRIMER

Google para PMEs

O Google para PMEs é um site que ajuda empreendedores a darem os primeiros passos para colocar seu negócio na internet, conquistar clientes e trabalhar de forma mais eficiente. O site cria planos personalizados para cada objetivo da empresa. O Google para PMEs é gratuito e está disponível em português em g.co/GoogleparaPMEs.

Mais informações sobre o Google para PMEs