Startup utiliza inteligência artificial para reabilitar pacientes com perda de movimentos causada por disfunções neuromotoras, AVC e outras doenças
Duda Franklyn
Orby.co
IA Generativa para reabilitação motora de pacientes - Orby.co
Em 2022, buscando auxiliar clínicas e hospitais no tratamento de pacientes afetados por dores, limitações ou perda de movimento devido a disfunções neuromotoras, Duda Franklin e Kalynda Gomes fundaram a Orby.co. Motivadas pela missão de reabilitar o corpo humano de forma não invasiva, as empreendedoras uniram inteligência artificial (IA) e neurotecnologia para criar uma solução inovadora.
A Orby.co utiliza modelos matemáticos complexos e tecnologias como o Google Cloud e o Gemini, IA Generativa do Google, para criar um "cérebro digital". Esse sistema inovador estimula o sistema nervoso dos pacientes, promovendo a recuperação da função motora perdida e reduzindo a dor. Utilizando eletrodos aplicados sobre a pele do paciente e conectados ao dispositivo, o sistema envia estímulos elétricos precisos para a área afetada, proporcionando resultados animadores.
“O nosso propósito é restaurar funções perdidas do corpo humano e, para isso, precisamos orquestrar diversas tecnologias, impulsos elétricos e neurociência. Para emular verdadeiramente o sistema de controle do cérebro, que é um dos mais eficientes que conhecemos, precisamos desenvolver uma solução precisa, que envia a onda certa, no momento certo, na área certa e no lugar certo. Tudo isso de forma não invasiva, totalmente sem cirurgias”, explica Duda Franklin, CEO e cofundadora da Orby.co.
Basta definir o objetivo da sessão e dar play. O sistema faz o resto, enviando os comandos corretos para o paciente e desligando-se automaticamente ao final da sessão. Essa simplicidade, aliada à eficiência do tratamento, torna a tecnologia acessível a um público maior, oferecendo esperança para quem mais precisa.
A Orby.co ainda está em fase de testes clínicos, mas a empresa já tem planos ambiciosos para o futuro. A comercialização do produto está prevista para 2025, após a aprovação da Anvisa e da FDA.
Google for Startups
A Orby.co é uma das empresas investidas pelo Black Founders Fund, iniciativa do Google for Startups que apoia startups fundadas por empreendedores negros. Por estar criando um novo mercado, enfrenta diversas barreiras, e o apoio de grandes empresas nesse processo é fundamental. O apoio do Google também inclui o acesso a mentorias com especialistas e oportunidades de conexão com uma comunidade de centenas de outros empreendedores, o que tem permitido à startup trilhar um caminho cada vez mais promissor.